Guide: Contributing scores
Este é o guia ofical do estilo correto usado no IMSLP. É focado para moderadores/administradores da IMSLP, e a todos que desejam ajudar na manutenção do IMSLP. Também é muito útil para contribuidores de arquivos.
Trabalhos relacionados da página
Título
- Básico
- Sintaxe canônica: Título da obra, Número de catálogo
- Exemplo: Eroica Variations, Op.35
- Erros estilísticos comuns
- Título com uso impróprio de maiúsculas
- Severidade: Alta
- Exemplo: EROICA VARIATIONS, OP.35
- Correção justificada: Embora compreenda que é permitida em alguns idiomas, considera-se ofensivo em outros, e, portanto, é bom evitar e ser mais compreensiva com outros.
- Exceções: Isto aplica-se somente a MAIÚSCULAS improprias, e não minúsculas: em algumas linguas após a primeira letra todas as demais são escritas em minúsculo; isto é aceitavel.
- Utilizando palavras, em vez de números numérico
- Severidade: Média
- Exemplo: Dez Peças
- Amostra de correção: 10 Peças
- Correção justificada: Ter números ao invéz de palavras torna o título mais compreensível para aqueles que não falam a língua do título.
- Não haver uma vírgula após o Nome da Obra
- Severidade: Baixa
- Correção justificada: A vírgula ajuda a melhor visualização da separação entre o número de catálogo e o título da obra.
- Espaço entre o prefixo do catálogo (ex. "Op.") e o número de catálogo
- Severidade: Baixa
- Correção justificada: O ponto (.) é semelhante ao espaço; mas haver um espaço após este não é visualmente agradável.
- Exceções: Para prefixos de catálogos sem ponto (ex. "BWV"), um espaço é necessario.
- Alterações relacionadas a classificação do título
- Severidade: Baixa
- Exemplo: Sonatas de Piano, 100
- Correção justificada: Isto tem se tornado um problema do qual o IMSLP não possuía um gerador de chaves automático personalizado para cada página. Mas isso já foi resolvido, então a alterações relacionadas a classificação do título é desnecessário.
- FAQs
- Q: Que idioma deverá ser usado para nomear uma obra?
- A: Depende do título:
- Se tratando de um título "comun" (Sonata, Sinfonia, etc.), O idioma ideal é o Inglês, porque muito títulos já estão em Inglês. Contudo, se você quiser, por alguma razão, usar outro idioma, é aceitável.
- Não se tratando de um título "comun" , o ideal é usar o título no idioma original. Contudo, deverá ser traduzido para um alfabeto similar a maioria dos alfabetos europeus, porque a maioria das pessoas pode, pelo menos, conhecer o alfabeto. Isto aplica-se a, por exemplo, o alfabeto Cirílico (que deve ser traduzido), porque muitas pessoas não conseguem ler este alfabeto a menos que conheçam e usem esse alfabeto. Isto é uma solução puramente prática, e não deve ser vista como ofenciva.
- Nota: Este problema deve desaparecer completamente quando for implementada a opção de tradução de títulos em poucos meses.
Campos descritivos
Este geralmente não é um grande problema, exceto por imprecisões factuais.
- Erro estilístico comum
- Esquecer de colocar o prefxo do catálogo (ex. "Op.", "BWV") antes do numero de catálalogo
- Severidade: Baixa/Média
- Justificativa de correção: Embora pareça óbvio, é melhor colocar a prefixo de categoria em ordem para facilitar.
Outros
- Questões comuns
- Mais do que 15/20 publicações por página
- Severidade: Média
- Justificaiva de correção: A página se ficará superlotada e buscar arquivos se tornará difícil.
- Guia de correção: Geralmente, uma página deveria ter no máximo 15 publicações, ou no máximo 20. Mais do que isso, e a página deverá ser dividida. Para um conjunto de peças, o número de peças por página deve ser entre 6 e 12 dependendo do tamanho das peças, para permitir edições alternadas. Se a peça é pequena o bastante (ou seja, menor que 500kb por peça na média), elas deverão ser publicadas de forma que cada arquivo possua mais do que uma peça para prevenir superlotação. O tamanho ideal para um arquivo no IMSLP é entre 2MB e 6MB, embora obviamente há muitos casos onde é impossivel ter esse tamanho.